O Gazeta 5 havia denunciado, no início da semana, o abandono de cachorros à porta do Canil Municipal, de maneira intencional e errônea. Neste sábado (4), o site conseguiu imagens que comprovam a grave situação.
Pelo menos quatro cães aparecem amarrados à frente do órgão, fatos que ocorreram em dias diferentes, conforme a apuração. Eles são deixados sem água e alimentos, até a chegada da equipe que trabalha no local.
O Canil é abrigo temporário e exclusivo para animais de rua, mas os cães amarrados à porta não parecem estar nessa situação, já que, naturalmente, eles foram levados por alguém até o espaço.
A ação gera uma superlotação da unidade e pode comprometer a sua real função, que seria de resgatar os animais desamparados, tratá-los e devolvê-los à sociedade por meio de adoções. Todos os cachorros amarrados no Canil foram resgatados, mas o alerta é de que praticar abusos contra animas, a exemplo do abandono, é crime e pode levar à detenção.
Na contramão do abandono, qualquer pessoa que tenha condições e queira adotar um dos animais abrigados, seja cão ou gato, deve ir até o Canil, à margem esquerda da BA-160, sentido Bom Jesus da Lapa, antes do Cantinho, e seguir as orientações das equipes.