Brasil através da Lei Federal nº 13.435 de 2017, a campanha Agosto Dourado tem como objetivo celebrar e fortalecer a prática do aleitamento materno, considerando que o leite humano é considerado como alimento padrão ouro. Para celebrar a campanha na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Área Técnica da Saúde da Criança, promove no próximo dia 16, das 8 às 17 horas, no auditório Lúcia Alencar, o VIII Seminário Estadual do Agosto Dourado, visando incentivar o aleitamento e destacar a sua importância para a saúde das crianças, uma vez que este alimento é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento saudável.
A Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA), define todos os anos um tema para ser trabalhado durante o mês do Agosto Dourado. Esse ano, foi sugerida a abordagem sobre “Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos”. Nesse sentido, será dada atenção a cenários de maior vulnerabilidade, como a primeira semana de vida do bebê, e contextos envolvendo pessoas historicamente vulnerabilizadas e a amamentação em tempos de emergências e crises.
Programação
08:00 Mesa de abertura: SESAB, SOBAPE, UNICEF, CEAM/SESAB.
08:30 Apresentação do tema da Aliança Mundial pró Aleitamento Materno (WABA) e Ministério da Saúde: Amamentação. Apoie em todas as situações.
09:00 às 12:00 Mesa redonda 1:
Contexto histórico da Amamentação da População Negra;
Importância das Orientações sobre Amamentação desde o Pré-natal;
Orientações sobre Aleitamento Humano na Atenção Básica: Experiências Exitosas
Amamentação e População em Situação de Rua;
Amamentação por Pessoas Transgêneras.
12:00 às 14:00 Intervalo
14:00 às 16:30 Mesa redonda 2:
Contexto Histórico da Amamentação por Pessoas Indígenas;
Amamentação na Adolescência – Desafios da Idade;
Amamentação no Contexto da Depressão Pós-parto;
Uso de PICS no Período da Lactação;
16:30 Encerramento
PÚBLICO ALVO: Profissionais e estudantes da área da saúde, e público externo.
Fonte: Sesab