Em 2023, foram registradas 11.502 internações no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionadas a lesões em que houve intenção deliberada de infligir dano a si mesmo, um aumento de mais de 25% em relação aos 9.173 casos registrados em 2014, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE).
Consonante com o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado no último dia 10 de setembro, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) reforça a importância dos cuidados com a saúde mental e lembra que o apoio profissional é essencial nesses casos.
A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), por meio da Diretoria de Assistência à Saúde (DAS), oferece atendimento de psicologia e assistência social para servidores e magistrados e realiza ações ao longo do ano para conscientização do tema. O agendamento do serviço de Psicologia, tanto para a capital quanto para o interior, é realizado por meio do telefone (71) 3372-1767.
Acesse a cartilha de serviços de saúde oferecidos pela DAS
Neste mês de setembro, o Podcast Mais Saúde, que vai ao ar nos dias 13, 16 e 20 de setembro, às 10h, na Rádio Web TJBA, recebe a Psicóloga Taiane Nascimento, atuante no Judiciário baiano, para explicar o aumento das taxas de suicídio e autolesão, sobre como agir se alguém próximo apresenta esses tipos de pensamentos e outros temas.
Esse e outros episódios do Mais Saúde estão disponíveis na página eletrônica da rádio. Acesse o site do Tribunal na aba ‘Agência de Notícias’ e clique em ‘Rádio Web TJBA’. Para acompanhar a programação ao vivo, basta clicar no link que aparece no início da página. Lembre-se de salvar a página na sua lista de favoritos.
Texto publicado: Ascom _ TJBA